Teoria do Conhecimento ou os Mistérios da Ciência

conhecimento O curso “Teoria do Conhecimento ou os Mistérios da Ciência” trata do tema de forma global e eclética. Por meio de uma metodologia de estudo comparado, são contempladas tanto as principais teorias presentes na Tradição da Filosofia – Escolas de Conhecimento –, quando os grandes pensadores da atualidade. O que permite ter uma visão mais apropriada de nosso momento atual e da forma como tratamos essa questão, seja em termos científicos, acadêmicos, empresariais, ou mesmos éticos, pois se trata de uma das questões mais importantes, para o bem comum, a forma como o conhecimento é utilizado.

A Filosofia e as Escolas de Filosofia, em todas as suas expressões, independente da cultura ou época que tenha existido, sempre trataram e deram destaque ao tema do conhecimento, propondo ferramentas e metodologias completas e precisas que permitem ao homem conhecer a si mesmo e ao mundo que o cerca. Platão, um filósofo grego, por exemplo, tratava do tema em seus diálogos. Sankaracharya, um filósofo hindu, também dedicou parte de sua vida e de suas obras ao mesmo assunto. Essas metodologias são conhecidas na Filosofia como “Teorias do Conhecimento”. Um dos exemplos mais conhecidos desse tipo de ferramenta é o método dialético, amplamente utilizado na Magna Grécia.

Segundo a Tradição da Filosofia, existem formas específicas de comportamento que garantem ao homem a conquista da felicidade e a realização de seus sonhos, e à sociedade, a harmonia e a justiça. Mas isso depende do real conhecimento que temos de nós mesmos e do mundo que nos cerca. E aí reside a importância do tema.

Atualmente tudo o que se refere ao assunto “conhecimento” está em evidência. Tanto as Instituições Acadêmicas/Científicas, quanto as Organizações Empresariais, e até mesmo as pessoas em geral têm se voltado para o tema. E independente da área de atuação, essa busca, em última instância, tem como objetivo o “progresso”, o desenvolvimento individual e social, seja por meio de aportes técnicos (da ciência), ou de aportes humanos (comportamentos que tragam felicidade e melhorem a sociedade). Não é incomum encontrar afirmações que defendem que o conhecimento é o maior bem que pode possuir uma nação.

É por meio das Teorias do Conhecimento que temos reais condições de validar ou não uma determinada teoria. O ser humano, com essa ferramenta, pode se localizar, ou seja, validar ou não uma suposição e saber em que lugar ela se encontra em relação à Verdade. Portanto, a Filosofia pode não somente estimular o desenvolvimento científico, como também contribuir tanto para a validação do processo quanto para o seu crescimento em profundidade e amplitude.

Além de auxiliar a ciência, as Teorias do Conhecimento podem também contribuir para o desenvolvimento de outras áreas da cultura humana, como a artística, a política, a filosófica ou até mesmo a religiosa. Hoje a ciência tem primazia em termos culturais. Mas devemos lembrar que os seres humanos, em função de suas diferentes vocações buscam o conhecimento da verdade por meio de diversas vias, expressas em suas profissões ou em coisas que gostam de fazer.

Participe desse curso especial e entre em contato com ferramentas que podem lhe ajudar a conhecer melhor a si mesmo e ao mundo ao qual fazemos parte. Os temas contemplados são:

- Definições                      
- Conhecimento e Ética
- Conhecimento e Moral
- Escola de Conhecimento
- O Conhecimento Filosófico
- O Conhecimento Científico

- Crítica ao Conhecimento
- Dialética
- Os Grandes Pensadores e suas Teorias
- Conclusão Final

Da mesma forma que o curso Filosofia e Vocação para Educadores – Trilha A, a participação nesse curso dá direito aos participantes de terem acesso a materiais relacionados como projeto Filosofia e Vocação para Educadores. Confira clicando aqui.