Carpe Diem, viva o dia, mas ao menos faça direito!

Mais um ano se inicia e com ele todos os nossos projetos. O planejamento faz parte da vida de muita gente, alguns preferem não planejar e justificam com a famosa frase em latim de um poema de Horácio, que é popularmente traduzida para “colha o dia” ou “aproveite o momento”.

Os jovens, principalmente, são facilmente seduzidos pela proposta despojada de viver o hoje e não se preocupar com o amanhã, um estilo de vida largamente difundido pela mídia e atrelado aos valores do consumismo e materialismo como meios de obtenção do prazer. Alguns até tatuam a pele com a sentença latina e vivem, a sua maneira, a proposta.

Quintus_Horatius_Flaccus Um pouco de luz nessa questão, revelará que a ideologia contida numa frase tão simples vai muito além da libertinagem. Horácio, filósofo e poeta lírico/satírico romano, é conhecido por ser um dos maiores poetas da Roma Antiga. Capaz de utilizar como alvo de suas sátiras, importantes conceitos estóicos tais como a perfeição do sábio e a tolice e a irracionalidade de todos os demais, ou a idéia de que somente o sábio é livre (Sátiras II 3,7). Em suas Odes Romanas ele também funde temas estóicos e atitudes patrióticas para criar uma poderosa poesia lírica.

Para o estoicismo, viver não é perdurar! Tomar parte de um poema como se fosse o todo, além de indigno a pureza de tão sábias palavras é de extremo mal gosto.

carpe-diem-by-nanoo-g Existem duas maneiras de se viver a vida, de forma vã e imprópria a natureza divina do homem e de modo autêntico em consonância com a natureza humana. Quando se vive a vida apenas por vive-lá, deixando-a passar como se nunca fosse acabar, comete-se um terrível engano. A vida é fugaz, é um tempo que não é nosso. É necessário morrer, e isso pouco importa, é preciso viver cada dia como se fosse o primeiro e o ultimo, mas aproveitar cada momento para ser melhor. Agora, já, neste instante. Não amanhã, nem daqui a pouco.

Segundo Epiteto:

..quando dizes que te corrigirás amanhã é como se dissesses que hoje queres ser desonesto, libertino, invejoso, injusto, interesseiro, pérfido. Não deixes para amanhã, se o deixas, amanhã voltarás a prorrogá-lo.

Carpe diem quam minimum credula postero.

Colhe o instante, sem confiar no amanhã.

O amanhã pode ser que não venha.

Amanhã pode ser que seu tempo se acabe.

Seu sopro de vida te foi emprestado e será cobrado de volta.

Não desperdice seu tempo…

 

Referências:

http://portalveritas.blogspot.com

http://pt.wikipedia.org

Revista Esfinge nº 31 – Estoicismo para a Vida