Parque da Juventude

pista_skate.jpgApós a desativação da Penitenciária do Carandiru, o Parque da Juventude mudou a paisagem da Zona Norte de São Paulo. No lugar foi construído um complexo cultural recreativo de 240 mil m². Lá você pode praticar esporte, acessar a internet de graça no posto do Acessa SP, participar de cursos gratuitos no prédio da ETEC ou curtir a Biblioteca de São Paulo.
Além disso, é muito fácil chegar no Parque da Juventude, você pode descer na estação Carandiru do metrô ou pegar um ônibus que passe pela Avenida Cruzeiro do Sul, altura do número 2500, ou Zachi Narchi, 1300.
O complexo é dividido em três grandes espaços: o Parque Esportivo, o Parque Central e o Parque Institucional.
Para informações sobre o parque e cursos, ligue (11) 2251.2706.

quadra_futebol.jpgParque Esportivo

O espaço recreativo foi o primeiro a ser inaugurado em 2003 e possui 35 mil m². Nessa área, você pode praticar esporte em uma das 10 quadras poliesportivas, sendo duas de tênis e oito de vôlei, basquete, handebol e futsal; arrepiar na pista de skate; ou aproveitar a pista de corrida. Esqueceu seu material esportivo? O parque faz empréstimo de bolas, raquetes e bolinhas de tênis.
Há também aulas gratuitas de esporte de segunda a sábado, em diversos horários. Veja abaixo as modalidades disponiveis e horários:   
- Aula de Skate: Terça-feira a Sábado, a partir das 8h30
- Tênis: Segunda, a partir das 7h; Teça, das 15h às 17h; Quarta, a partir das 7h; e Sexta-feira, das 16h às 17h
- Vôlei: Quarta, a partir das 9h; Terça, às 17h e Às 18h; Quinta, às 17h e Às 18h; e Sexta-feira, às 9h e às 10h
- Futsal Feminino e Masculino: Terça, a partir das 9h; Quarta, das 14h às 16h; e Quinta-Feira, a partir das 9h
- Handebol: Segunda, a partir das 8h; Terça, às 14h e às 16h30; Quarta, às 14h e Às 16h30; e Quinta-feira, a partir das 8h. Segunda e Quarta-feira, às 9h, 17h e 20h
taekwondo_1.jpg
- KickBoxing: Segundas, Quartas e Sextas-feiras, a partir das 15h
- Taekwondo: Segunda e Quarta-feira, das 11h às 14h; Terça e Quinta-Feira, das 11h às 14h e das 19h30 às 21h; e aos Sábados, das 14h às 15h30 
Para se inscrever nos cursos, lembre-se de levar 2 fotos 3X4, cópia do RG ou Certidão de Nascimento e, se for menor de 18 anos, autorização dos pais ou responsável.

Parque Central

Com 95 mil m² de área verde, esse espaço natural tem alamedas, jardins, bosques, árvores ornamentais e frutíferas. O parque conta ainda com uma pequena Mata Atlântica, de 16 mil m². Também é permitida a entrada com animais de estimação.

Parque Institucional

Nessa área está localizado o prédio das Escolas Técnicas Estaduais (ETEC), com vagas para ensino médio gratuito e cursos técnicos de administração, enfermagem, informática, logística e museu.  Também nesse espaço do parque, você tem acesso gratuito à internet no posto do Acessa SP, que tem mais de 100 computadores e oferece cursos e oficinas gratuitas. 
Outra opção na área institucional do Parque da Juventude é a Biblioteca de São Paulo. De graça, você pode ler um dos 30 mil livros, acessar a internet em um dos 100 computadores, assistir DVDs, ouvir música e muitas outras coisas.
Em seus 4 mil m² e dois andares, a descolada biblioteca tem espaços com puffs e uma varanda com visual para as árvores centenárias do parque. Para aproveitar esse espaço, somente livros novos e recém-lançados. Você encontrará desde best sellers mais atuais, como os da série Crepúsculo e Harry Potter, até clássicos em novas edições, como Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Além da tradicional maneira de ler, você pode praticar a leitura digital com um aparelho Kindle.
Existem ainda dois espaços infantis, além de áreas exclusivas voltadas para o público infanto-juvenil e adulto: um auditório para exposições, workshops, encontros dinâmicos e estudos de comunidades, palestras e projeções de filmes.
Coordenadoria Estadual de Juventude - Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo
Rua Antonio Prado, 09 - 8 andar - Tel: (11) 3241-5169 ramal 1220 - email: juventude@sp.gov.br