Arnaldo Antunes – Iê, Iê, Iê

ArnaldoAntunes-IeIeIe-2009_musicasocial Em rítimo de Virada Cultural, veja a programação aqui, o Disco Comentado desta semana será do ex-Titã Arnaldo Antunes.

Lá nos primórdios, o Titãs chamava-se Titãs do Iê, Iê, neste mesmo contexto, nosso amigo de voz gutural, resolveu fazer um disco temático que retomasse essa onda iniciada a cinco décadas e que ganhou notoriedade mundial através do Beatles. A onda do “Iê, Iê, Iê”…

Iê, iê, iê não está no dicionário mas todo mundo sabe o que significa. É interessante reparar que não trata-se apenas de música, é uma onda cultural e popular em diversos níveis artísticos, quadrinhos, moda, cinema, etc. E logo na capa a proposta fica bem clara.

A musica tema do disco é bem animada com letra humorada.e satírica.

Seguida por “A Casa é Sua”, muito gostosinha de ouvir ,com um clima um pouco mais calmo e uma letra muito interessante, os trocadinhos do compositor aparecem logo de cara: “Não me falta cadeira, não me falta sofá, só falta você sentada na sala, só falta você estar”… esse “estar” é o da sala de estar.

“Aonde você for eu vou”, atenção na guitarra perfeita do Scandurra, que aliás está sensacional neste disco, o cara é canhoto, toca com as cordas ao contrário e manda muuuuuuito bem, simplesmente incrível. Um puta guitarrista. Outro trocadilho legal: “Meu bem o que você quiser eu dou, Meu bem o que você quiser saber “I Know”…. fechando a rima em inglês! Rá, muito legal…

“Vem Cá”, guitarrinha com o famoso “Wah-wah”, bastante usado em Reggae, dá um clima bem nostálgico.

“Longe”, a mais calminha e triste do disco. Bem relax.

“Invejoso”, essa me pegou desde a 1ª vez que ouvi. A letra é muito legal e trata de um assunto bem delicado… o sujeito, muquirana, pão duro e acima de tudo INVEJOSO… remoe até o osso e só come o caroço…

“Envelhecer”, “Um Kilo” e “Sim ou Não” me faz imaginar como seria um "Beatles Brazuca”. O estilão tá lá, mas a levada, o jeito de tocar, é outro… sei lá, difícil explicar! Arnaldo e a banda conseguiram fazer algo meio novo e, ao mesmo tempo, equivalente a esse Rock Sessentista. Realmente um belo trabalho.

Bem, como sempre, destaco uma: “Luz Acessa”. Grudou na minha orelha assim que ouvi. Letra simples, direta, muito bem elaborada e sensível. É extremamente romantica e animada. Ouve aí, sente só broto…

Nessa 6ª edição da Virada Cultural, teremos dois shows com o Arnaldo justamente promovendo este disco, uma no SESC Santana às 23:00 (15/05) e outra no Palco de Rock, esse ano na Av. São João  às 15:30 (16/05). Veja aqui a programação e não fique de fora…