Muito mais VIRADA do que CULTURAL!!!

sujeira-cultural1 Pois bem, eis que se foi mais uma VIRADA CULTURAL… A sensação que tenho depois desta maratona de apresentações, shows, empurra-empurra, fila nos banheiros químicos, brigas etc… é que cada vez mais nos Viramos e cada vez menos acontece a Cultura.

Vejam só, cultura, enquanto “cultus” ou “cultivo” de valores, definitivamente não era o foco!

Imagino que como eu, muitos foram, viram, voltaram para casa e pronto! “Prêgunto”: o que foi cultivado? Tudo  que você vivenciou neste ultimo fim de semana, dará frutos? Se a resposta é negativa, bem… não houve cultivo, não houve cultura!

Sim, concordo! Houve manifestação artística, fruto de cultivo anterior, mas a arte pela arte não cumpre seu papel primordial, que é fazer a ponte entre o homem e o divino. A arte meramente demonstrada, largada a esmo, crua e fria, sem sinergia, não cultiva nada.

Cultura não é finalidade e sim um meio. Uma ferramenta através da qual os homens tornam-se melhores e se lembram de sua centelha divina.

Encher a cara, entupir-se de drogas, muitas drogas, paparicar uma aqui, pegar uma outra ali, não me parece em nada “cultural” e me faz pensar somente na velha política do “Pão e Circo” ou melhor, me lembra o curral de George Orwell, em “A Revolução dos Bichos” onde os Porcos, administradores da fazenda, deram uma televisão para que os outros animais, explorados trabalhadores, esqueçam da opressão, das injustiças etc…