Google bate a sua porta…

O Google Maps você já deve ter fuçado alguma vez, é um mapa global de ruas onde você consegue facilmente navegar por ruas, bairros e países. Agora imagine se você pudesse fazer isso como se estivesse de pé em frente ao endereço que você quiser?

google-street-view-brasil-em-sp Pois é, o Google Street View é um serviço que permite que os internautas façam um passeio virtual pelas ruas de várias cidades brasileiras, como se estivessem caminhando pela calçada.

O site dispõe de imagens dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ao todo, 51 cidades foram mapeadas, entre capitais e regiões metropolitanas, além de localidades históricas, como Mariana, Tiradentes, Diamantina e Ouro Preto. O Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter este serviço.

Para que o aplicativo entrasse no ar foram necessários meses de trabalho, percorrendo cidades com veículos equipados com câmeras especiais. Depois, as imagens eram tratadas, para eliminar placas de carros e rostos eventualmente fotografados, por exemplo.

Para utilizar o serviço, basta acessar o site maps.google.com.br, digitar o endereço que você deseja visitar e arrastar o bonequinho amarelo que aparece à esquerda, na tela, para a rua por onde quiser passear.

É muito legal você dar uma passeado pelo bairro e encontrar pessoas que sempre estão por lá no boteco, na padaria, no açougue…